quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Um olhar de dentro do falso trono

Cheguei em casa hoje, por volta das 20:40 hs, e assisti na televisão uma série de comerciais, assisti, ainda, a novela "Insensato Coração" e ri muito do Crô, e logo após, coloquei no canal da Tv Brasil, onde passava um documentário sobre os flamingos, os filhotes são devorados vivos quando se perdem, por causa da falta de comida. Igual a vida do ser humano nos dias atuais. Para piorar vi anunciar um especial entre Gilberto Gil, Caetano Veloso e Ivete Sangalo, e comentei com minha mãe: - Mãe, eu fico pensando como será o mundo depois que essa geração morrer, como será nossa cultura? Caetano Veloso e Gilberto Gil incentivaram as mudanças da juventude de sua época e criaram um estilo literário (Tropicalismo). Hoje? O que criou essa nova geração? "Se eu te pego, ai ai se eu te pego" ... "Eu era feio, agora tenho um carro" ... "Vou dar uma fugidinha com você" ... 
E eu fiquei pensando ... Fazendo um esforço danado para não imaginar como será essa nova juventude!

Nossas informações dizem que a revolução cubana não deu certo, por causa da submissão, proibições e falta de fartura do cidadão cubano. E dizem isso porque a mídia explora exatamente isso, e convencem as pessoas que a realidade cubana é triste, porque os cubanos não possuem carros, não luxam, não aproveitam a ilha como aproveitam os turistas estrangeiros. 
Dizem, no entanto, que o sistema capitalista é o mais estável, o mais democrático e o que melhor atende as necessidades da vida em comunidade, é o que melhor mantém a paz entre os homens. Resumindo, que ele deu certo! Deu certo para quem? Se existem 925 milhões de famintos no mundo (veja aqui )?

É ótimo poder comprar tudo, e ter a liberdade do liberalismo. Poder desfrutar de uma boa gastronomia, do conforto de bons imóveis. Só que no mundo atual, quem pode fazer isso esquece que a maioria da população vive em estado de miséria, dorme sentindo a dor da fome, sente o gosto da água suja encontrada no chão e treme com o frio da noite. O regime que nos impuseram nos dá liberdade. Dá mesmo? Fique sem dinheiro pra ver, se você pode andar para onde você quiser. Fique sem dinheiro pra ver, se você se alimenta ou se você pode desfrutar dos prazeres da sua atual liberdade. Eu garanto a você. Você não vai. Você vai ser submisso da sua pobreza, não vai ser submisso de um Fidel da vida, não. Você vai ser refém da sua própria condição. O que é enlouquecedor. Vivemos em um regime que venceu e que deu certo, no entanto, dos 800 milhões de analfabetos do mundo, 14 milhões são brasileiros (abra os olhos aqui). Nossaaa, como o capitalismo deu certo. Deu certo para quem? Se pessoas morrem por falta de atendimento médico (conscientize-se). Deu certo para você e para mim! 
Há quem diga: - Mas a sociedade é assim, estamos avançando muito, antes era muito pior, nós progredimos muito. Iremos melhorar ainda mais, é questão de trabalho, transformação, experiências!


Meu amigo(a), você recebeu as informações prontas, em um livro encapado, as ideias já vieram para você em forma de bibliografia. Você repete exatamente o que lê. Diz que gosta de fulano e de beltrano. Alega isso e aquilo que leu ou que assistiu na teoria de terceiros. Pense sozinho!!! Aíhhh, eu quero ver, quem  consegue dizer algo que preste. Ser papagaio é muito fácil. É bom demais falar o que todo mundo anda concordando.
Agora, digo uma coisa, nós não temos esse tempo para dar ao nosso sistema. O planeta está morrendo, mas as pessoas repetem tudo que ouvem, não sabem. Até sabem, mas confiam nos relatos midiáticos tradicionais que afirmam que os impactos são a longo prazo. Mas eu tenho que decepcionar você. Não é bem assim.
Se contentar com esses passos lentos e forçados, não é nada inteligente. O ser humano tem capacidade para mais.
"Nossa informação" não te joga na cara, que Cuba tem o 8° melhor atendimento médico infatil, os EUA o 15° e o Brasil o 35° (Veja).
"Nossa informação" não te joga na cara, que o índice de analfabetos em Cuba é zero (Informe-se). 
"Nossa informação" não te joga na cara, que não há fartura em cuba porque o país não possui estrutura para isso. Mas que a preocupação do Estado Cubano é em dar a todos o que pode oferecer. A preocupação é que todos estejam em suas casas para dormir e possam comer. O Cubano recebe uma banana, porque outra pessoa precisa receber também. Mas, que se cada um pudesse receber quarenta bananas por dia, todos receberiam essa quantia.
No Brasil e no mundo, toneladas de comida são levadas ao lixo. E tantas outras toneladas de pessoas passam fome ou cheiram cola para disfarçá-la. 
É um alívio saber que conquistamos o sucesso. Um alívio mesmo, mas eu garanto a você que o seu alívio não é mais forte que aquele sentido por alguém que recebe um pão para comer, depois de dias com fome.


Mas a maioria das pessoas não pensa assim. Porque não querem ninguém pensando assim. Então não pensamos.
Você pode alegar, que o totalitarismo é errado. E é. Desigualdade social, é cruel. Adoramos saber que somos animais racionais. Mas agimos irracionalmente. Piores que urubus em cima da carniça. Dormimos enquanto milhares de pessoas se humilham e são humilhadas nas ruas, por cheirarem mal, porque pedem o que não podem ter.


Os cubanos pagam o preço do totalitarismo, mas recebem do Estado tudo o que o nosso regime nos prometeu !!!!!!!! Como assim? 
Nós abdicamos de parte de nossa liberdade ao Estado e em troca, ele tutela nossos direitos. 
Mas é lá em Cuba que estão recebendo o que nos foi prometido. Que ironia!!!
Eles pagam um preço. Nós também. Eles, estão recebendo as oportunidades possíveis. Nós, recebemos as CPIs (Veja).
A revolução Cubana foi em 1959, e extinguiu o analfabetismo, proporcionou segurança, moradia e saúde a todos. E dura até o dias atuais.
Com o fim da Guerra Fria em 1989, prevaleceu o regime atual. Mas não conseguiu resolver as questões sociais. Porque a quantidade de pessoas é muito grande, o território é muito extenso. Mas nossas riquezas, também. Convivemos, sim, com a violência da marginalidade.
E ainda, há quem tenha dúvidas sobre o que realmente deu certo no meio de toda essa História.

Um comentário:

  1. NOTA DO
    blogdOjosemariacosta

    A cada um de vós que estais nesta NAU, o meu profundo sentimento de gratidão.
    Certamente, desbravaremos juntos e misturados, esse (a) Mar de sedução, e ancoraremos, no pier da amizade e do contentamento.
    A cada um de vós, que em 2011 comentou neste Espaço; o meu delírio,o meu aplauso e o meu prazer.
    Aos que não puderam e não quiseram comentar, aos anônimos; o meu sentimento de respeito e compreensão.
    Espero todos cá, em 2012, convergindo e divergindo das minhas idéias. Mas, de uma coisa, sinto orgulho, jamais deletei quaisquer que fosse o comentário, ainda que este, não embriagasse a minha vaidade. Sempre respeitaremos as opiniões, é a filosofia deste blogue. Não criminalizamos, e não compactuamos com descriminações de quaisquer especie. Somos simples, simplório e desprovido de uma linguagem Acadêmica, não temos interesse nisso. Valorizamos o cidadão, a cidadã, a jovem, o jovem, enfim, valorizamos muito, a pessoa humana.
    Outra vez de cá, o meu Sagrado voto de um 2012: com alegrias, PAZ com os vizinhos, pipocas, namoros mil, felicidades, risos e sorrisos, gargalhadas, muita comida, harmonia familiar, dinheiro o suficiente para fazer-se feliz, beijos no vovô, na vovó, no cachorrinho, no gato, no papagaio, e muita, muita música. Afinal, nesse balé de quimeras, a Outra alma, sempre flerta, e nos convida a bailar.
    Voltaremos a postar no dia 02 de janeiro de 2012.
    Em cada um, Outro cheiro, na Alma.

    ResponderExcluir